domingo, 13 de maio de 2012

CNH alemã - os preços

No post anterior contei como foi o processo antes de pedir o requerimento da CNH alemã. Agora chegou a hora da verdade: quanto custa essa brincadeira?

Se você nunca fez carteira alguma, nem precisa ler esse post e vá direto pra autoescola. Não tem jeito mesmo, você vai ter que pagar uma fortuna pra todas as aulas teóricas e práticas. Aqui também vale pesquisar os preços antes de assinar qualquer contrato. Lembrando que também há uma variação de preços entre os estados.


Tive uma surpresa na hora de retirar a minha CNH na ADAC. Haviam me dito que só precisaria classificar a minha carteira, mas na hora de pagá-la também me cobraram a tradução! A tradução poderia ter sido feita por um tradutor juramentado. Uma pena que não pude pesquisar melhor outros lugares, por isso não sei se paguei caro ou barato. O custo total foi de 37,50 euros (€11,50 a classificação e €26,00 a tradução).

A tal da foto biométrica custa aprox. €12 com 6 fotos. Mas os preços podem variar bastante.

A empresa onde eu fiz o curso de primeiros socorros oferece dois kombis super práticos e, o principal, baratos!
- Teste de visão + Curso: €12,99
- Foto + Teste de visão + Curso: €18,99

Sei que na Cruz Vermelha eles também tem o kombi "teste de visão + curso" por €25 euros. O teste de visão na ótica custa cerca de 5 euros.
 
Os custos com autoescola variaram em mais de 250 euros na minha pesquisa (Mülheim e Essen, NRW). Eu me decidi por uma auto escola que não me cobrará taxa de matrícula e nem me obriga a comprar o material na escola.
Theoretische Prüf. € 65
Praktische Prüf. € 115
TÜV  € 105,80

Como pretendo passar de primeira na prova prática, vou fazer algumas aulas de volante pra pegar algumas dicas sobre a prova com o instrutor (€ 33/aula).
O material pra estudar pra prova teórica eu comprei pelo eBay por 4 euros.

E finalizando, ao levar todos os papéis no Straßenverkehrsamt, é necessário pagar uma taxa de €42,70.

No meu caso, calculei um gasto total de €550,00.










2 comentários:

  1. Obrigado nina! Estou de mudança para Berlim e estava com muitas duvidas sobre a CNH Alema... Eu ia gastar um dinheiro idiota solicitando a PID,que está custando R$ 242.00 mas acho mais viável fazer apenas a tradução juramentada aqui no Brasil que sai por R$ 50.00 vale o mesmo período da PID e depois tiro a Alemã!!

    Att Monica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que isso? O PID no Rio de Janeiro custou R$90,00, ou seja, o mesmo valor de renovação da CNH. Ainda assim acho caro, mas R$242.00 é um roubo!

      Excluir